???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.inatel.br:8080/tede/handle/tede/208
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: On the performance of cooperative vehicular visible light communication networks in curved and rectilinear roadway scenarios
???metadata.dc.creator???: Zúniga, Diego Jeldú Cuba
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mafra, Samuel Baraldi
First advisor-co: Salazar, Jorge Ricardo Mejia
???metadata.dc.contributor.referee1???: Mafra , Samuel Baraldi
???metadata.dc.contributor.referee2???: Fernandez , Evelio Martín García
???metadata.dc.contributor.referee3???: Figueiredo, Felipe Augusto Pereira de
???metadata.dc.description.resumo???: Uma comunicação veículo-a-veículo (V2V) segura, eficiente, robusta e de baixo custo usando o protocolo VLC com altas taxas de transmissão e uma candidata para aliviar o tráfego intenso e reduzir acidentes em ambientes com alta densidade de veículos. Ao contrário dos protocolos de radiofrequência (RF), onde a estabilidade da comunicação não pode ser garantida em ambientes densos, o VLC surgiu como uma alternativa revolucionaria. Suas aplicações incluem controle de tráfego rodoviário e prevenção de acidentes por meio da troca de mensagens entre uma combinação de infraestrutura e outros veículos na estrada. Neste trabalho foi estudada uma comunicação V2V-VLC entre dois carros se movendo ao longo de diferentes cenários rodoviários: (i) uma única faixa de rodagem retilínea de três faixas e (ii) uma única faixa de rodagem curva de três faixas. Foi realizada uma implementação de protocolos de comunicação cooperativa full-duplex (FD) para evitar a interrupção na ausência de um canal de linha de visão (LOS) e foi descoberto que o FD V2V-VLC cooperativo teve resultados promissores para evitar interrupções de comunicação quando os carros estavam viajando em estradas curvilíneas. Os resultados deste trabalho podem ser estendidos para o caso do cenário de comunicação veículo-infraestrutura (V2I), que também pode ser promissor em situações de tráfego de baixa densidade de carros. Por outro lado, foi analisada uma comunicação VLC cooperativa dual-hop que opera com os protocolos half-duplex ˜ HD e FD em um cenário sujeito a interferência de outro veículo. Em particular, consideramos quatro veículos: origem, destino, retransmissor e um possível interferente. O desempenho do sistema e avaliado considerando a taxa de erro de bit (BER) e outras ´ métricas de desempenho. Os resultados mostram que a comunicação cooperativa e uma solução eficaz para cenários onde a transmissão direta entre origem e destino não pode ser realizada. Os resultados numéricos são comparados para situações com e sem interferência a fim de mostrar o impacto no esquema cooperativo VLC proposto.
Abstract: A secure, efficient, robust, and low-cost vehicle-to-vehicle (V2V) communication using the VLC protocol with high transmission rates is a candidate for alleviating high traffic and reducing accidents in dense vehicle environments. Unlike radio frequency (RF) protocols, where communication stability cannot be guaranteed in dense environments, VLC has emerged as a revolutionary alternative. Its applications include road traffic control and accident prevention by exchanging messages between a mix of infrastructure and other vehicles on the road. In this work was studied a V2V-VLC communication between two cars moving along different roadway scenarios: (i) a single three-lane rectilinear carriageway and (ii) a single three-lane curved carriageway. An implementation of full-duplex (FD) cooperative communication protocol has been performed to avoid disruption in the absence of a line-of-sight (LOS) channel and it has been found that the cooperative FD V2V-VLC has promising results for avoiding communication disruptions when cars were traveling in curvilinear roadways. Results in this work can be extended to the case of vehicle-to-infrastructure (V2I) communication scenario, which can also be promising in situations with low-car-density traffic. On another hand, we analyzed a cooperative dual-hop VLC communication which operates with HD and FD protocols in a scenario subject to interference from another vehicle. In particular, we considered four vehicles: source, destination, relay and a possible interferer. The system performance is evaluated considering Bit Error Rate (BER) and other performance metrics. The results show that cooperative communication is an effective solution for scenarios where direct transmission between origin and destination can not be performed. The numerical results are compared for situations with and without interference in order to show the impact in the proposed VLC cooperative scheme.
Keywords: Comunicação de luz visível (VLC); Veículo para veículo (V2V); Veículo para infraestrutura (V2I); Taxa de erro de bit (BER); Comunicação Cooperativa
Visible light communication (VLC); Vehicle to vehicle (V2V) ; Vehicle-toInfrastructure (V2I); Bit Error Rate (BER); Cooperative Communication
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia - Telecomunicações
Language: eng
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Instituto Nacional de Telecomunicações
???metadata.dc.publisher.initials???: INATEL
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto Nacional de Telecomunicações
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Engenharia de Telecomunicações
Citation: Zúniga, Diego Jeldú Cuba. On the performance of cooperative vehicular visible light communication networks in curved and rectilinear roadway scenarios. 2020. [70]. dissertação( Mestrado em Engenharia de Telecomunicações) - Instituto Nacional de Telecomunicações, [Santa Rita do Sapucai] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
URI: https://tede.inatel.br:8080/tede/handle/tede/208
Issue Date: 2-Dec-2020
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia de Telecomunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação V.Final Diego Jeldu Cuba.pdfOn the performance of cooperative vehicular visible light communication networks in curved and rectilinear roadway scenarios3.85 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons