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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Uma proposta de modelagem matemática para tratamento de tráfego com característica auto-similar
???metadata.dc.creator???: Prata Júnior, Oscavo Gonzaga 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Garcia, Anilton Salles
???metadata.dc.contributor.referee1???: Garcia, Anilton Salles
???metadata.dc.contributor.referee2???: Motoyama, Shusaburo
???metadata.dc.contributor.referee3???: Ynoguti, Carlos Alberto
???metadata.dc.description.resumo???: Os modelos de tr afego aplicados no passado para o dimensionamento, an alise de desempenho e otimiza c~ao das redes de telefonia convencional, tornaram-se ine cientes devido a mudan ca na natureza estat stica do tr afego das redes de dados, fomentando assim, na comunicadade acad^emica/cient ca, uma constante busca por modelos que sejam capazes de tratar essa nova caracter stica estat stica do tr afego. Essa disserta c~ao apresenta uma proposta de modelo matem atico capaz de representar a caracter stica auto{similar do tr afego das atuais redes de telecomunica c~oes. O modelo proposto utiliza a distribui c~ao de Pareto com o par^ametro de Hurst para caracterizar os tempos entre chegadas de pacotes na rede. Como conseq u^encia do desenvolvimento do modelo e mostrada a import^ancia da vari avel de localiza c~ao da distribu c~ao de Pareto para que essa possa modelar tr afego auto{ similar. E feita tamb em, uma an alise utilizando-se o modelo desenvolvido dentro da teoria cl assica de las.
Abstract: The tra c models applied in the past for design and performance analysis of the telephony networks became ine cient due to the change in the statistical nature of data tra c. This instigate the scienti c/academic community to looks for models that are capable to treat that new characteristic statistics of the tra c. This document presents a proposal of mathematical model capable to represent the self{similar feature of the tra c of the current networks. The intended model uses the Pareto distribution with Hurst parameter to characterize the package interarrival time. Consequently, it is presented the relevant for variable of location for Pareto distribution modelling self{similar tra c. We also present a study using the proposed model for classic queue theory .
Keywords: Modelagem de tr afego; auto similaridade; G/M/1; M/M/1; caracteriza cão do tr afego; desempenho; distribui cão de pareto
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia - Telecomunicações
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Instituto Nacional de Telecomunicações
???metadata.dc.publisher.initials???: INATEL
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto Nacional de Telecomunicações
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Engenharia de Telecomunicações
Citation: Prata Júnior, Oscavo Gonzaga. Uma proposta de modelagem matemática para tratamento de tráfego com característica auto-similar. 2004. [60]. dissertação( Mestrado em Engenharia de Telecomunicações) - Instituto Nacional de Telecomunicações, [Santa Rita do Sapucaí] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
URI: http://tede.inatel.br:8080/tede/handle/tede/94
Issue Date: 7-Jul-2004
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia de Telecomunicações

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